Energia Geotérmica: energia renovável com fonte no calor interno da Terra. Esta energia resulta do fluxo de calor das camadas mais profundas e da radioactividade natural das rochas. As duas centrais geotérmicas da ilha de S. Miguel, nos Açores, aproveitam a reduzida espessura da crosta terrestre no arquipélago para produzir energia a partir de água aquecida pelo magma.
Energia Solar: energia renovável proveniente dos raios solares que pode ser, utilizada com (activo) ou sem (passivo) recurso a equipamentos. Recorrendo a equipamentos ela pode ser convertida em electricidade (fotovoltaica e térmica) ou em calor (térmica). Em Portugal, a central solar de Serpa - que à data da sua inauguração em Março de 2007 foi gabada como a maior do mundo - produz por ano o equivalente ao consumo de oito mil famílias.
Energia das Ondas: energia renovável, gerada pela movimentação das ondas, que vão produzir trabalho mecânico, que por sua vez vai produzir electricidade.
Energia das Marés: energia renovável, gerada pela diferença de amplitude entre marés, que vão produzir trabalho mecânico, que vai gerar electricidade.
Energia Eólica: energia renovável com fonte no vento resultante do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas, influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. Portugal, com uma orografia montanhosa em mais de metade do país e uma extensa costa, foi classificado no 5º lugar mundial em 2007 na lista de nova potência instalada na produção eléctrica a partir do vento.
Energia Hídrica: energia renovável com fonte na energia potencial resultante dos fluxos de água nos rios.
